Álbum de Figurinhas da Copa 58
Brasil Campeão Mundial de Futebol
Em comemoração ao primeiro título de Campeão Mundial de Futebol em 1958, a Editora Aquarela de São Paulo lançou o álbum de figurinhas com os 22 jogadores mais o massagista Mário Américo e o preparador físico Paulo Amaral totalizando 24 figurinhas.
Esse foi o segundo álbum brasileiro de figurinhas de Copa do Mundo, sucedendo ao álbum das Balas Futebol lançado em 1950 pela Editora A Americana, já tema de uma postagem anterior aqui no Blog.
Curiosamente, este álbum foi lançado com duas capas diferentes. Veja as capas abaixo.
Veja agora todas as figurinhas que compõem o álbum com uma pequena sinopse da biografia de cada jogador e o distintivo do clube que ele defendia na época.
Nas contra-capas uma homenagem ao Dr. Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, aos médicos e ao Técnico Vicente Feola.
No verso do álbum, a Seleção Brasileira de Futebol.
Na partida final o Brasil jogou de camisa azul por enfrentar a anfitriã Suécia que também tinha camisa amarela e com o Djalma Santos no lugar de De Sordi, que jogando apenas a final, foi considerado o melhor lateral direito da copa. Esta foto não faz parte do álbum, mas faz parte da história.